Seguidores

terça-feira, 20 de março de 2012

Veja Esta Dica: O Consumo moderado de carne vermelha traz benefícios ao organismo

Para a especialista em nutrição, o alimento não pode faltar à mesa

Qual será o peso da carne vermelha em nosso organismo? Há muito se discute sobre os benefícios e malefícios deste alimento tão tradicional na dieta dos brasileiros. Apesar de ser a melhor fonte de ferro, ainda existem muitas duvidas a respeito de seus efeitos nocivos ao corpo.

De acordo com estudos, carne ingerida de forma demasiada, pode ser sinônimo de gordura em excesso e aumento do tecido gorduroso. Uma pesquisa realizada na Europa mostrou, embora sem explicar, que a carne vermelha é inimiga da balança. Médicos do Imperial College London monitoraram por cinco anos a alimentação de 400 mil pessoas. No final, os resultados apontaram que os carnívoros estavam, em média, dois quilos mais pesados que os outros. Mesmo ingerindo a mesma quantidade de calorias que os outros, eles engordavam com mais facilidade.



No entanto, segundo a Dra. Suelen Silva nutricionista da ANICS; a carne vermelha possui um elevado número de nutrientes necessários à produção de energia, tanto para pessoas comuns quanto para atletas treinados, que necessitam de uma dieta adequada, rica em ferro e vitamina B12. A carne vermelha também possui elevados teores de zinco, mineral ligado à produção de hormônios anabólicos, tais como o IGF-1 e a testosterona.

Nosso organismo é uma máquina que sempre procura se manter em equilíbrio, o consumo de carne vermelha acidifica o sangue e em um mecanismo regulatório, o corpo compensa liberando mais cálcio e outros elementos nobres na corrente sanguínea para torná-lo menos ácido. Com isso, estamos sacrificando outros nutrientes do nosso corpo para manter o equilíbrio homeostático, enquanto esses elementos poderiam ser usados para regulações hormonais.

Segundo a nutricionista da ANICS – Associação das Indústrias de Carne Seca, Suelen Silva, a expressão “carne vermelha” define na verdade a concentração de mioglobina contida no tecido muscular. Esta proteína (mioglobina) é responsável pelo transporte de oxigênio para os músculos do animal, sendo também a origem da coloração vermelha da carne. Em média, um gado bovino adulto possui cerca de 2% de mioglobina na carne, já um frango em idade adulta possui apenas 0,2% daí a diferença de cor.



Vale ressaltar mais uma vez que os possíveis malefícios da carne vermelha acontecem quando a ingestão é excessiva e rica em cortes mais gordos, com gordura excessiva. O consumo deve ser realizado de preferência com cortes magros (lagarto, coxão mole, alcatra, patinho, miolo da paleta, etc.). É importante também que se retire toda a gordura antes do preparo.

A carne vermelha contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B. Rica em mioglobulina, que promove o transporte de oxigênio para as células musculares. Permite exercícios mais intensos, dá maior clareza mental e sensação de bem-estar, pois também atua como antidepressivo.

Comer o que gosta dá prazer, e satisfação ao nosso organismo. Porém, exagerar na dose é que pode acabar por comprometer algum órgão de extrema importância para o pleno equilíbrio. Com a ajuda de um profissional em nutrição você pode ajustar sua alimentação ao seu dia-a-dia, identificando quais as doses corretas para que você tenha uma vida saudável, comendo de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário